A dor articular pode ser deficit de testosterona

Desequilíbrios hormonais podem contribuir para dores nas articulações. Esses desequilíbrios às vezes ocorrem em homens com baixo nível de testosterona, geralmente chamadas de “baixo T” (low T).

Além de seu papel no sistema reprodutor masculino, a testosterona também ajuda a manter a saúde dos ossos. O processo natural de envelhecimento leva a quedas graduais na testosterona, os sintomas são mais evidentes após os 40-50 anos de idade.

Alguns dos sintomas mais comuns de baixo T incluem:

Fadiga excessiva

Uma perda de desejo sexual

Infertilidade

Ansiedade

Depressão

Aumento dos seios

Ganho de peso

A terapia de reposição de testosterona é o tratamento mais comum para baixos níveis de T. É prescrita por um médico em forma de pílula, injeções ou como adesivo ou gel tópico.

Esta terapia hormonal ajuda a melhorar a baixa libido e a energia e pode também aumentar a densidade óssea. Com o tempo é mais fácil controlar o peso e aliviar a pressão das articulações doridas.

No entanto, esses tratamentos não são isentos de riscos. A terapia hormonal não é recomendada para homens com histórico de câncer de próstata porque o câncer é causado por hormônios.

Se você sentir dores nas articulações, há coisas que você pode fazer para obter alívio mais rapidamente. O exercício regular pode ajudar na dor das articulações, fortalecendo os músculos ao redor.

É pouco provável que as terapias para o baixo T aliviem a dor nas articulações por conta própria. Sentir-se melhor geralmente envolve o tratamento das articulações e do baixo T ao mesmo tempo. Trabalhe com seu médico um plano de tratamento adequado às suas necessidades.